Violência politica contra a mulher é abordada na Câmara de Barra Mansa

Membros da OAB Mulher participaram da tribuna livre da casa legislativa

No Dia Internacional da Igualdade Feminina, a OAB Mulher – subseção Barra Mansa se fez presente na sessão da câmara de vereadores para abordar a violência política contra as mulheres. A presidente da OAB Mulher, Cleicione Nascimento, utilizou a tribuna para explica que existem diversas formas de violência contra a mulher, e a política é uma delas. A advogada afirmou que esta violência é concretizada em diferentes atos, que vão desde a interrupção da fala de uma representante feminina até a agressões físicas, sendo o assassinato da vereadora Marielle Franco um deste tipo.

Cleicione defendeu que a representatividade feminina é importante para a elaboração de politicas públicas adequadas em defesa da mulher. A advogada registou que foi sancionada, este mês, a lei que estabelece regras para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

-Quantas dores não são vistas porque não existe representatividade? É necessário promover um ambiente saudável para as mulheres e todas as minorias participarem da política. E quando falo de violência, abordo todas, por exemplo, ninguém quer sua vida pessoal exposta por ser um agente politico. Abrimos essa discussão para os líderes partidários, para a população, porque com a sanção desta lei, o Código Eleitoral vai mudar para incentivar a participação da mulher na politica de forma enfática – afirmou a presidente da OAB Mulher.

A advogada Carolina Patituci explanou sobre a necessidade de as mulheres ocuparem os espaços políticos.

-Se somos 52%, merecemos e devemos ocupar esses espaços, isso deve refletir nos campos políticos. E quando essa mulher consegue alcançar este espaço, ele sofre violência política. A OAB, sempre a frente, trouxe para as eleições a obrigatoriedade paridade, tanto para o conselho quanto para a diretoria, que precisam ter 50% de mulheres e também racial, com 30 % de negro e o mesmo percentual de pardos. É um avanço que deve ser seguido na politica partidária. A democracia só vai ser efetiva quando todas as  pessoas que compõem uma sociedade se fizerem presentes nestes espaços de poder – declarou Carolina.

Para a vereadora Fernanda Carreiro, a participação da mulher na politica é essencial para a conscientização sobre a violência contra as mulheres e para a mudança efetiva na sociedade.

-Primeiramente parabenizo a OAB por acolher a defesa da mulher, assim como sempre defendeu  a democracia historicamente. E a defesa da democracia é essencial para defender o direito de todos, das minorias. Qualquer tipo de violência deve ser punida e devidamente denunciada, mas o que  acontece em nossa sociedade é o silenciamento da mulher, muitas que sofrem violência não conseguem nem chegar aos  órgãos coretos para denunciarem e pedirem proteção. A representatividade feminina se torna importante para que as mulheres tenham voz e não medo – declarou a vereadora.

A vereadora Rayane Braga lembrou que já sofreu violência política, em uma reunião partidária, e transformou o fato em conscientização política.

-Há um tempo fui inferiorizada em uma reunião política, por ser mulher. Saí dali com a certeza de que nós, mulheres, não devemos nos esconder precisamos lutar para conquistar nosso espaço. Fui, então, para as ruas e conscientizar as mulheres sobre a importância de participarem da politica. Perguntava se lembravam qual a última mulher candidata que tinha votado e 70% não se lembrava ou nunca tinha votado em candidatas. Falamos muito de empoderamento feminino, mas não votamos em mulheres, precisamos ocupar o nosso espaço na politica. – afirmou Rayane.

Também fizeram uso da tribuna as advogadas Ellen Monteiro e Flávia Werneck. Ao final, o presidente Luiz Furlani ressaltou os avanços conquistados em Barra Mansa no combate à violência contra a mulher, como a patrulha da violência doméstica.  O vereador Deco destacou que Barra Mansa junto com Angra dos Reis, são as cidades da região com maior número de vereadoras eleitas.