Câmara de Barra Mansa aprova prioridades na vacinação contra COVID-19

Projetos de lei reconhecem pessoas com Síndrome de Dow, espectro autista e deficiência intelectual, além de profissionais de atividades essenciais, como prioritárias na vacinação

A necessidade de incluir grupos prioritários na vacinação contra COVID-19 foi o objeto de dois projetos de lei aprovados pela Câmara de Barra Mansa. Os vereadores Luciana Alves e Luiz Furlani apresentaram projeto que inclui como prioridade na vacinação contra COVID 19 pessoas com Síndrome de Down,  autismo e deficiência intelectual. A vereadora Luciana Alves  explicou que as pessoas com Síndrome de Down tem mais possibilidade de desenvolver doenças.

- As pessoas com Síndrome de Down já estão incluídas no plano nacional de imunização. Eles têm dez vezes mais chances de morte, porque têm pré-disposição para mais de 82 comorbidades. Mas precisamos reforçar esta necessidade de priorizá-los na vacinação – destacou Luciana.

Para o vereador Luiz Furlani, é necessário que muitos outros grupos sejam incluídos como prioridade na vacinação contra o COVID-19.

- Vamos lutar para a inclusão de outros grupos prioritários, que entendemos que necessitam ser vacinado, além da questão da idade, seja por projeto de lei ou pela sensibilidade do poder público através da secretaria de saúde – disse Furlani.

Além das pessoas com deficiência intelectual, Síndrome de Down e autismo, os vereadores também aprovaram a prioridade na vacinação dos profissionais de atividades consideradas essenciais. De autoria do vereador Jefferson Mamede, o projeto estabelece que todos os profissionais que atuam nas atividades decretadas como essenciais sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação.

A inclusão destes profissionais não altera o plano de imunização nacional, mas faz um complemento para  o município de Barra Mansa. O vereador Luiz Furlani, que é coautor do projeto, incluiu uma modificação determinando que a secretaria municipal de saúde promova a vacinação dos profissionais de Educação. A vacinação destes profissionais como base a aprovação das atividades escolares como atividades essências durante a pandemia de COVID-19.

Os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para a prefeitura para sancionar a lei ou vetar.

Adicionar Comentário