Câmara de Barra Mansa aprova indicações para tratamento pós-Covid na cidade

Centro de Tratamento pós-Covid e realização de tratamento fisioterápico foram aprovados

Cansaço, fadiga, dores musculares, trombose, ansiedade e até mesmo perda de memória: esses são algumas das sequelas deixadas pelo COVID, após dias e até mesmo meses de cura da doença. Tais sintomas, além de outros tantos,  tem levado muitos cidadãos à rede de saúde, à procura de tratamento, após estarem infectados por COVID. Tanto os casos graves quanto os mais leves e moderados, que não precisaram de internação, apresentam estas consequência da doença. Pensando em tratar estes cidadãos de forma adequada em Barra Mansa, dois vereadores propuseram a implantação de tratamento pós-COVID na cidade. As indicações foram aprovadas pelos vereadores na sessão desta segunda–feira, 28 de junho.

A vereadora Cristina Magno indicou a criação do Centro de Tratamento Pós Covid-19, em Barra Mansa. A indicação do vereador Marcell Castro aponta a necessidade de realização de um tratamento fisioterápico específico para os pacientes curados do COVID, na rede de saúde de Barra Mansa.

Durante a votação de sua indicação, a  vereadora Cristina Magno destacou que o avanço da vacinação não é motivo para abandonar os cuidados essenciais para  evitar a propagação do COVID-19, e que a doença ainda faz muitas vítimas fatais.

-Precisamos continuar os cuidados, com uso de máscara e álcool em gel e evitando aglomerações, para minimizar a contaminação pelo COVID, a pandemia ainda não acabou. Por isso, também,  é  preciso identificar e cuidar das sequelas provocadas pela doença, que na maioria dos casos são cardiológicas, pulmonares e renais, uma vez que elas podem evoluir silenciosamente, comprometendo seriamente a saúde da pessoa e sobrecarregando o sistema de saúde pública do município já saturado  justificou a vereadora.

A indicação do vereador Marcell Castro enfatiza a necessidade de realização de tratamento fisioterápico dos pacientes pós-COVID, que tiverem sequelas motoras e respiratórias. O vereador sugere que este acompanhamento deve se dar por meio do cadastro dos postos de saúde do município.

- É necessário que haja acompanhamento de todas as pessoas que adoeceram de COVID em Barra Mansa, e que são cadastrados nos postos de Saúde do Município. Este acompanhamento pode  identificar quais são as sequelas e determinar as formas de tratamento, para que haja a disponibilidade na rede – afirmou Marcell, enfatizando que continua monitorando e fiscalizando o uso das verbas da saúde no município.

As indicações aprovadas são encaminhadas ao chefe do executivo de Barra Mansa.