Câmara de Barra Mansa aprova atividades bancárias como essenciais durante pandemia de COVID-19

Projeto de lei do vereador Luiz Fularni tem como objetivo incluir funcionários de agências como grupo prioritário na vacinação

Os vereadores de Barra Mansa aprovaram, na sessão desta sexta-feira, o projeto de lei do vereador Luiz Furlani que reconhece os serviços bancários e loterias, localizados em Barra Mansa, como essenciais, durante a pandemia. De acordo com o vereador autor do projeto, os funcionários de bancos e loterias não cessaram suas atividades durante a pandemia, se expondo ao risco de contrair COVID, por trabalharem diretamente com atendimento ao público. Furlani lembrou, ainda, que agências bancárias frequentemente são fechadas devido à contaminação de funcionários.

- A  vacinação  vêm ocorrendo em Barra Mansa de maneira eficiente, garantido o direito à saúde e melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas. Por isso, sugerimos como grupo prioritário para o recebimento da vacina contra o COVID-19, os profissionais bancários. A vacinação dessa categoria contribuirá para a redução da circulação do vírus em ambientes com grande movimentação de pessoas, tendo em vista que a prestação desses serviços passa, invariavelmente, pelo atendimento ao público – afirmou Furlani.

A aprovação do projeto de lei inclui os trabalhadores de agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, incluindo prestadores de serviços dessas instituições, como s da função de limpeza e vigilância, no plano municipal de imunização conta COVID-19.  Para garantir a vacinação desses funcionários, as agências instaladas em Barra Mansa devem informar à secretaria de saúde o quadro de funcionários efetivos e terceirizados , e seus dados pessoais.

O projeto de lei segue para avaliação do Executivo, e caso a lei seja sancionada, a prefeitura tem 30 dias para regulamentar.