Vereadores prestam homenagem ao campeão olímpico Lucão

Vereadores homenageiam Lucão

Nascido e criado em Barra Mansa, Lucas Alexandre Galdino de Azevedo, o Lucão, recebeu merecida homenagem na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal. Goleiro, Lucão foi ouro com a seleção de futebol, nos Jogos Olímpicos de Tokyo. Junto à sua mãe, Vanda Galdino, Lucão  foi recepcionado pelos vereadores e pela vice-prefeita, Fátima Lima.

Emocionada, a vereadora Rayane Braga, que participou do início da carreira do jogador Lucão, reconheceu a garra do goleiro e de sua família, para a conquista deste ouro.

-O Lucão é uma inspiração para todas as crianças da nossa região, que podem acreditar que de um projeto social, de uma região periférica, pode sair um medalhista olímpico. Conheço sua trajetória desde o início e ele saiu para jogar fora muito novo, mas sempre honrando sua família e sua comunidade. Tanto que hoje, o Lucão joga no Vasco, mora no Rio, mas mantém como sua residência oficial a casa na Grota, no bairro Novas Esperança, onde cresceu – disse Rayane, que entregou uma moção de congratulação solicitada pela vereadora, antes de Lucão ir para a seleção.

Lucão participou de diversos projetos sociais do município  e aos 11 anos foi morar sozinho na capital do estado, para investir em sua carreira de jogador. Os pais do goleiro Vanda Galdino e Alexandro Oliveira de Azevedo, falecido em 2019, sempre apoiaram o atleta. Durante a homenagem, Dona Vanda relembrou esses momentos longe de Lucão, recompensados com a  alegria em vê-lo campeão olímpico.

- Quando ele foi para o Rio era muito novo. Ele ligava e chorava de um lado e eu do outro, mas sempre apoiamos o sonho dele. Nas Olimpíadas, assisti a todos os jogos, fazia questão de acompanhar, até mesmo de madrugada, e ficamos muito felizes com o ouro – afirmou emocionada, Dona Vanda.

Goleiro do Vasco e da seleção olímpica de futebol, Lucão, agradeceu a homenagem e o carinho recebidos, lembrando sempre de seu pai., a quem dedicou o outro.

- Queria muito que meu pai estivesse presente para viver esta vitória, mas aprendi com ele, principalmente depois que ele ficou cego, que o sentimento é presença. Ele não me via, mas sempre se fazia presente, perguntava para minha mãe  a cor da minha chuteira, do meu uniforme, como eu estava jogando, acompanhava os jogos- lembrou o jogador.

Lucão também agradeceu os projetos sociais que participou na cidade, essenciais para sua formação.

-Sou grato a todos os projetos por onde passei aqui em Barra Mansa. Eles fazem parte do que sou hoje. Espero trazer em breve para a cidade a taça da Copa do Mundo, mais um sonho que espero alcançar – declarou Lucão.

Torcedor do Vasco, time em que Lucão atua, o presidente da câmara, vereador Luiz Furlani, entregou a placa de homenagem ao jogador, em nome de todos os vereadores.

-Lucão é uma inspiração para os jovens da nossa cidade. Um exemplo que venceu as adversidades  e conquistou seus sonho – declarou o presidente.

A vice-prefeita, Fátima Lima, também homenageou a resistência de Lucão e de sua família.

-esta medalha é resultado o trabalho de Lucão e de toda confianã de sua família, principalmente de sua mãe, Dona Vanda, presente aqui. Ninguém conquista nada sozinha. E essa medalha do Lucão representa muito para a juventude periférica. Um menino negro e periférico é taxado de muitas coisas e precisa lutar muito para alcançar seus objetivos. Nada disso foi empecilho para Lucão e sua família, que são um exemplo para todos nós – afirmou Fàtima.

A subsecretaria municipal de esporte e lazer também prestou homenagens ao jogados, por sua conquista e trajetória.