Projeto de lei aprovado na Câmara de Barra Mansa autoriza vídeochamadas para pacientes internados com COVID-19

Videochamadas podem ser realizadas em todas unidades de saúde que receberem pacientes infectados por COVID-19

A necessidade de manter o isolamento social dos pacientes internados com COVID-19 ,impôs o afastamento de seus familiares. No entanto, a distância física pode ser amenizada pelos encontros virtuais. Diante deste cenário, o vereador de Barra Mansa, Luiz Furlani, propôs projeto de lei que permite a realização de videochamadas nas unidades de saúde do município que recebem pacientes infectados pela COVID-19.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, pelos vereadores de Barra Mansa. O projeto permite a realização dos encontros virtuais  entre pacientes e familiares em todas unidades de saúde do município, tanto públicas quanto privadas.

As videochamadas precisam ser autorizadas pelo profissional de saúde responsável pelo paciente. Além disso, é preciso que os protocolos sanitários e de segurança sejam aplicados, para proteges os profissionais envolvidos no encontro virtual. Cada instituição de  saúde deve regulamentar esses encontros, respeitando suas peculiaridades e limitações. O vereador autor do projeto destaca que as videochamadas auxiliam no tratamento do paciente, diminuindo sua solidão.

- Diante das internações e das fragilidades dos familiares que aguardam algumas notícias sobre seus entes queridos, esta postura servirá para amenizar e acalentar o coração daqueles que aguardam por notícias. Já é sabido que a família ajuda na recuperação e na luta contra essa doença. Dessa maneira os pacientes poderão, mesmo longe, estarem perto das pessoas que amam – afirmou Furlani.

Ainda sobre a pandemia de COVID-9, foram aprovadas três indicação durante a sessão. A prioridade na vacinação foi destaque em duas dessas indicações. O vereador Marcell Castro propôs a inclusão das pessoas em situação de rua, como grupo prioritário, enquanto o o vereador Pissula indicou que os funcionário do Shopping Popular sejam também incluídos nesse grupo. A vereadora Cristina Magno solicitou a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância de a população tomar a segunda dose da vacina contra COVID-19.