Câmara de Barra Mansa homenageia mulheres em sessão solene

Mandato com maior participação feminina do município homenageia mulheres diversas

 

Mães, mulheres que optaram por não ter filhos, casadas, solteiras, empreendedoras, domésticas, professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, comerciantes: mulheres com histórias bastante diversas foram homenageadas pela Câmara de Barra Mansa, por sua contribuição à sociedade. A homenagem aconteceu em sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada na última quinta-feira, no Clube Municipal. Presentes à sessão, autoridades e representantes da sociedade civil, em especial, a ex-vereadora Sônia Coutinho, a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Ruth Coutinho e a atual vice-prefeita Fátima Lima.

O presidente da câmara, vereador Paulo Sandro, ressaltou a importância da homenagem, principalmente pela câmara estar na legislatura com a maior participação feminina da história do município.

-Este mandato marca a legislatura com maior participação feminina de Barra Mansa. E na região somos a câmara com maior número de cadeiras ocupadas por mulheres. É um honra para mim presidir a casa neste momento e poder realizar esta sessão que homenageia mulheres tão especiais -  afirmou o presidente realizando também homenagem às funcionárias da câmara que atuaram na sessão solene, representando todas as funcionárias da casa legislativa, à vice-prefeita, Fátima Lima e à sua esposa Iohana Rodrigues.   

A vereadora Rayane Braga destacou a importância de as mulheres atuarem na política, lembrando das mulheres que possibilitaram essa participação efetiva. 

- Hoje vivemos na câmara, uma legislatura histórica, em que ocupamos cinco espaços. Isso é algo para se comemorar. E se ocupamos estes lugares, é porque mulheres como vocês, Sônia e Ruthinha, puderam abrir as portas para gente. Como disse Michele Bachelet “quando uma mulher entra na política, muda a mulher, quando muitas mulheres entram na política, muda a política” – declarou Rayane.

Em nome de todas as homenageadas, a médica ginecologista e obstetra Dra. Janaína Henriques Sobrinho Ribeiro falou sobre a honra de representar mulheres tão diversas.

-Há 25 anos eu luto pela saúde da mulher e estou representando todas as mulheres com muito orgulho. O reconhecimento do nosso trabalho é muito importante, para nós, mulheres, que vivemos em um país, onde uma a cada três mulheres é violentada. Violência sexual, moral, afetiva, de alguma forma nós somos violentadas. Eu falo que o Dia 8 de março não é o Dia Internacional da Mulher, é o dia de luta da mulher, o dia de luta feminina. Nós, homenageadas, representamos aqui esta luta - declarou a atual diretora médica e técnica do Hospital da Mulher do município.

Relação das homenageadas:

Adriana Ribeiro

Aline Vitorino Maia

Ana Lúcia Amaral de Albuquerque

Andréia das Graças Cardozo de Andrade

Ângela Maria de Almeida

Ariadina Schaeffer

Bruna Dornelas da Silva

Cláudia Regina Moreira de Oliveira

Cleuza Maria Nepomuceno Manuel

Dalva Jovita da Silva

Daniela Domiciano Nascimento

Eliene Débora de Aleluia

Eveline Cristine de Paula Mesquita

Janaína Henriques Sobrinho Ribeiro

Júlia da Silva Santos Oliveira

Juliana Campos

Leila Cristina Saldanha Ferreira

Lidiane Flores da Silva Xavier Campos

Maria Aparecida Pereira

Maria de Fátima Araújo Carvalho

Maria de Lourdes Galdino

Maria Inês da Silva

Maria José de Oliveira Carvalho

Marlene de Conceição Penaforte Ribeiro

Nathália de Pula Ramos

Rafaela Fortes

Rosemeiry de Paula Campos Andrade

Ruth Coutinho

Sandra Aparecida Fidélis

Sônia Coutinho

Suellen Wila de Oliveira

Taís Prado Novais

Tania de Souza Lima Duque Fonseca

Vanessa Alves Fonseca de Carvalho

Vera Lùcia Musse Alves Fonseca

Zélia Maria Vieira Goulart