Câmara de Barra Mansa homenageia família Baião, organizadora da procissão fluvial de Nossa Senhora

A procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora aparecida é uma tradição cultural do município

A última sessão do mês de outubro da Câmara de Barra Mansa foi marcada por uma homenagem especial. No mês dedicado à Nossa Senhora Aparecida, a casa legislativa promoveu uma homenagem à família Baião, que há 63 anos é responsável pela tradicional procissão fluvial de exultação à padroeira do Brasil. Os representantes da família Baião foram agraciados com uma moção de congratulação e levaram a imagem que os acompanha há 61 anos para abençoar a casa legislativa

O autor da moção de congratulação entregue à família, o presidente da câmara, vereador Paulo Sandro, se emocionou ao realizar a homenagem.

-Fico muito honrado em estar como vereador e presidente desta casa  e receber a minha mãezinha, Nossa Senhora Aparecida, que me acompanha e me protege, em todos os momentos. Agradeço à família Baião, por essa honra –agradeceu Paulo Sandro.

Rogério Baião, que continua a tradição da família ao organizar a procissão, lembrou da história da homenagem, que iniciou com seu avô, em 1960.

- Esta imagem está em nossa família há 61 anos, fazendo parte da nossa história e desta festa cultural, própria de Barra Mansa. Esta história começou com meu avô, Joaquim Baião, em 1960. Ele, que era muito devoto à Nossa Senhora Aparecida, queria fazer uma homenagem na cidade, pois somos banhados pelo rio Paraíba, onde a imagem original foi encontrada. Pescador humilde, na época, ele conseguiu que a Matriz emprestasse a imagem para realizar a procissão fluvial. A procissão foi crescendo aos poucos. Dois anos depois da primeira procissão, conseguiu esta imagem que nos acompanha até hoje. Precisamos agradecer a todos que nos ajudam a manter a tradição iniciada pelo meu avô, que passou para meu pai, Jurandir Baião, e agora já estamos na quinta geração da família que vai continuar a organizar a procissão, homenageando sempre Nossa Senhora – afirmou Rogério Baião.