Câmara de Barra Mansa concede título de estância climática para Amparo

Vereadores aprovaram projeto de lei que reconhece o distrito como Área de Relevante Interesse Turístico

O distrito de Amparo recebeu o título de estância climática e Área de Relevante Interesse Climático, por ter uma localização estratégia,  na divisa de Barra Mansa com o estado de Minas Gerais, e por já ter sido considerado o quarto melhor clima do país. Estas medidas são integrantes do projeto de lei do vereador Marcell Castro, que foi aprovado na sessão desta quinta-feira (23). Através desta iniciativa da câmara, o distrito pode receber recursos para fomentar o turismo e capacitar a população, como destaca o autor do projeto.

-Muitas pessoas vêm de Minas Gerais e passam por Amparo, que é um entroncamento com forte inclinação para o turismo. Ali cabe uma ação mais incisiva para que haja capacitação dos moradores, fomentando o empreendedorismo turístico. Esta classificação é importante para trazer recursos estaduais e federais para o distrito – afirmou Marcell Castro.

O projeto prevê que seja realizada a conscientização dos motoristas que transitam pelo local sobre as qualidades do distrito, além da sinalização das estradas e vias de acesso, ampliando o desejo de conhecer as belezas naturais de Amparo. Essas ações se unem ao incentivo na realização de eventos no distrito e à capacitação da população para atuar no setor de turismo.

O título de estância climática, conferida pelo projeto de lei, também tem o objetivo de atrair turistas para o distrito. O projeto estabelece que as qualidades climáticas de Amparo precisam ser amplamente divulgadas. De acordo com o vereador Marcell Castro, o livro Barra Mansa em Revista, de 1956, registrou o distrito como o quarto melhor clima do país.

A vereadora Fernanda Carreiro destacou a importância do incentivo ao turismo regional, principalmente no período de pandemia.

-Precisamos incentivar tanto o turismo regional quanto a agricultura familiar no município. A cidade precisa desenvolver nossos distritos. Agora na pandemia, o turismo está sendo realizado para locais próximos, tanto por conta da possibilidade de contaminação em viagens de longa distância, quanto pela crise econômica que vivemos – justificou a vereadora.

A proteção aos prédios históricos localizados em Amparo, preservando a cultura de Barra Mansa, também está previsto no projeto de lei, que segue agora para o executivo municipal.

Adicionar Comentário