Câmara de Barra Mansa autoriza pagamento do piso nacional aos profissionais da Enfermagem

Piso é válido para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e parteiras, de forma proporcional

Os vereadores de Barra Mansa reuniram-se em sessão, na manhã desta segunda-feira, 18 de setembro, para votarem matéria essencial para a valorização dos profissionais de Enfermagem, que atuam no setor público do município: a implementação do piso nacional. Por unanimidade, foi aprovada a Mensagem do Executivo nº 21, que previa a autorização para o pagamento do piso  nacional, estabelecido em lei federal, para os profissionais de Enfermagem.

O pagamento do piso aos profissionais de Enfermagem  fica vinculado ao recebimento de recursos federais. Este ano, a lei federal 14581 destinou aos estados e municípios o repasse complementar para pagamento do piso. De acordo com a lei federal, o piso para enfermeiros é de R$ R$ 4.750,00, o dos técnicos de enfermagem é 70% deste valor e dos auxiliares e parteiras, 50%.

Os vereadores destacaram a vitória da classe da enfermagem, com a implementação do piso. Relembrando sua atuação como conselheira tutela, a vereadora Paolla destacou o trabalho exercido pelos profissionais da Enfermagem.

-É  com grande felicidade que estamos votando esta mensagem. Tenho todo respeito a enfermeiros e enfermeiras. Quanto estive no Conselho Tutelar, pude atuar bem próxima destes profissionais, porque no período da pandemia, fizemos muitos trabalhos nos hospitais, junto a vocês. E, naquele momento, o trabalho dos profissionais de Enfermagem foi de excelência. Vocês cuidam do nosso povo. Essa vitória é de vocês – afirmou a vereadora.

Presente à sessão, o secretário municipal de saúde, Dr. Sérgio Gomes, afirmou que a medida integra uma série de  políticas públicas de investimento na Saúde de Barra Mansa .